Palácio da Pena é o mais belo ‘castelo’ da Europa

 

 “não se pode ser pobre em tudo”

A escolha é da ‘European Best Destinations’, que colocou o palácio português no primeiro lugar de uma lista de 15

O Palácio Nacional da Pena, em Sintra, é o ‘castelo’ mais bonito da Europa.

A escolha é da ‘European Best Destinations’, que colocou o palácio português no primeiro lugar de uma lista de 15 que elege os melhores castelos europeus.
De acordo com a organização europeia, todos os castelos da lista são capazes de nos fazer “mergulhar na nossa história” e na história de “reis, alianças e vinganças”, de “territórios europeus, guerras, regiões e nações” e “das famílias que fizeram e desfizeram a Europa”.
Sendo uma das maiores expressões do romantismo novecentista em território português, o Palácio e o Parque da Pena, duas obras que resultaram da criatividade do Rei D. Fernando II, Príncipe de Saxe-Coburgo e Gotha e Rei consorte casado com a Rainha D. Maria II, têm fortes influências dos estilos Manuelino e Mourisco, tal como salientou a ‘European Best Destinations’.
“Localizado na serra de Sintra, o Palácio e o Parque da Pena são fruto do génio criativo do rei D. Fernando II e a maior expressão do romantismo novecentista em Portugal, denotando claras influências dos estilos arquitetónicos Manuelino e Mourisco”, escreve a European Best Destinations.
A entidade europeia explica ainda que “o palácio foi construído de forma a ser visível a partir de qualquer ponto do Parque”, que é composto “por uma floresta e por jardins luxuosos com mais de 500 espécies de árvores originárias dos quatro cantos do mundo”.
Construído a cerca de 500 metros de altitude, o Palácio Nacional da Pena foi a residência de Verão da Família Real Portuguesa, entre 1838 e 1910.
A partir de 1920 foi transformado em casa museu, passando a estar disponível para visita do público com a denominação de Palácio Nacional da Pena, um dos mais notáveis exemplares da arquitetura portuguesa do Romantismo.
No dia 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.
Além disso, foi em 2013 o monumento mais visitado do país, contabilizando 755.735 visitantes.
A completar o pódio dos mais belos castelos da Europa estão o palácio fortificado Alcázar de Segóvia, em Espanha, que ocupa a 2.ª posição do ‘top’, e o mítico castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, que surge em 3.º lugar e que serviu de inspiração ao célebre “Castelo da Cinderela” da Disney.
A par destes, da Alemanha há ainda o Castelo de Hohenzollern, Eltz e o Schwerin.
De França, o Chambord e o Trevarez.
Da Roménia, o Corvin e o Bran, mais conhecido como o Castelo de Drácula.
Para finalizar a listagem estão ainda presentes o Walzin (Bélgica), Culzean (Escócia), Eilean Donan (Escócia), Windsor (Inglaterra) e o Hohenwerfen (Áustria).
A ‘European Best Destinations’, com sede em Bruxelas, Bélgica, é uma organização sem fins lucrativos, destinada à promoção da cultura e do turismo na Europa.
É também a responsável pela eleição do ‘Melhor Destino Europeu’, título para o qual Lisboa está
nomeada este ano.
* Joaquim Vitorino
Jornalista/Cronista
The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.