Circuito de Marraquexe (06 – 08 maio) – Apresentação

JOSÉ MARÍA LÓPEZ E YVAN MULLER NO QUINTAL DE MEHDI BENNANI

Tornando-se com o correr dos anos um ponto de encontro incontornável do FIA WTCC, o circuito de Marrakech estreia um novo traçado, diferente do anterior nas suas caraterísticas de fundo. Líderes dos Campeonatos do Mundo, José María López e a Citroën irão querer continuar a sua marcha triunfal, enquanto Yvan Muller irá procurar conquistar a sua primeira vitória de 2016.

No seu caminho, os pilotos da Citroën Total irão encontrar Mehdi Bennani, que beneficiará do apoio indefectível do seu público, após um início de temporada brilhante ao volante do seu Citroën C-Elysée WTCC da equipa SLR. 

Citroen's batam-se entre si

Citroen’s batam-se entre si

Tendo surgido no calendário do FIA WTCC em 2009, o circuito Moulay El Hassan de Marrakech era, até agora, caraterizado por longas retas, entrecortadas por chicanes e ligadas por um gancho e algumas curvas rápidas. Este traçado atípico, ladeado de muros de proteção em betão, constituía um dos terrenos favoritos dos Citroën C-Elysée WTCC.

Em 2014, na sua primeira corrida na disciplina, a equipa Citroën Total assinou uma retumbante tripla com José María López, Sébastien Loeb e Yvan Muller, e logo a seguir uma dobradinha na Corrida 2. No ano passado, a Citroën obteve em Marrocos a primeira quíntupla da sua História no desporto automóvel, com López, Ma, Loeb, Bennani e Muller, seguida de nova tripla, liderada por Yvan Muller, completando a invencibilidade dos C-Elysée no traçado de 4,545 km.

FIA WORLD TOURING CAR CHAMPIONSHIP 2016 - HUNGARY - HUNGARORING - WTCC - 22/04/2016 TO 24/04/2016 - PHOTO :  @World CITROEN TOTAL WTCC

FIA WORLD TOURING CAR CHAMPIONSHIP 2016 – HUNGARY .

Em 2016 há uma mudança de cenário, com um novo circuito, situado no mesmo local, mas com caraterísticas que não poderiam ser mais diferentes das do anterior. Usando o sentido contrário aos ponteiros do relógio, a pista serpenteia em redor do paddock, antes de entrar, em sentido inverso, numa parte do antigo traçado. Com somente 2,971 km de perímetro, tratar-se-á de uma das pistas mais curtas da História do FIA WTCC.

«Apreciava o caráter do antigo circuito, que não era igual a nenhum outro no planeta,» referiu José María López. «Após a minha preparação no simulador da Citroën Racing, fiquei com a impressão de que este traçado será muito lento. Não iremos passar dos 200 km/h e não vejo verdadeiramente um sítio onde se possa ultrapassar. A pista parece estreita, sem grandes travagens que permitam surpreender um adversário. Será um verdadeiro desafio, nomeadamente nas qualificações, por causa do curto perímetro do traçado.

Os tempos serão muito próximos e o mínimo erro pagar-se-á mais caro que noutros sítios. Em todo o caso, estou feliz por voltar a Marrocos, sobretudo após um início de temporada tão frio… O ambiente é sempre extraordinário em Marrocos!»

«Tal como o José, lamento que as retas tenham sido reduzidas a este ponto! Nunca iremos meter uma sexta e, se calhar, nem mesmo uma quinta!» acrescentou Yvan Muller. «É preciso um bom ritmo neste traçado. No papel, as possibilidades de ultrapassagem são limitadas, mas só farei um julgamento definitivo quando lá estiver. Espero ter um bom fim-de-semana, melhor do que tive no Hungaroring. É verdade, conquistei um pódio, mas é uma vitória que eu quero!»

Verdadeiro herói nacional, Mehdi Bennani beneficiará de todos os favores do público. Segundo classificado em França e na Eslováquia e depois vencedor na Hungria, o piloto do Citroën C-Elysée WTCC preparado pela equipa SLR mostrou-se como a revelação deste início de temporada. Atual 3º classificado no Campeonato do Mundo, atrás de José María López e Tiago Monteiro, Bennani irá querer continuar este seu bom momento de forma. Como nas três primeiras jornadas, será ele o designado, ao lado de Pechito e de Yvan, para representar a Citroën na MAC3.

Após um primeiro equilíbrio de performances na Hungria, os pesos de compensação irão ser novamente revistos. Os Citroën levarão sempre 80 kg de lastro, contra 40 dos Honda, 30 dos Lada e 0 dos Volvo e dos Chevrolet.

Graças às dobradinhas obtidas por Bennani/Chilton e López/Muller no Hungaroring, a Citroën tem 40 pontos de avanço no Campeonato do Mundo de Construtores.

HORÁRIOS EM MARRAKECH

SEXTA-FEIRA, 06 MAIO 2016

12h30: Treinos privados (30’)

SÁBADO, 07 MAIO 2016

09h00: Treinos Livres 1 (30’)

11h30: Treinos livres 2 (30’)

15h00: Qualificações (20’ + 10’ + 1 volta)

16h30: MAC3

DOMINGO, 08 MAIO 2016

12h15: Corrida de abertura (21 voltas)

17h15: Corrida principal (22 voltas) 

CONTACTOS DE IMPRENSA

Jorge Magalhães – Tel : +351 21 494 78 63 – jorge.magalhaes@mpsa.com

Marie-Pierre Rossi – Tel : +33 6 76 87 02 12 – mariepierre.rossi@citroen.com

Manuella Chesneaux – Tel : +33 6 68 67 72 41 – manuella.chesneaux@citroen.com

Jérôme Roussel – Tel : +33 6 62 15 53 61

The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.