5 anos de viagem a 209 000 kms/hora…

Ao fim de cinco anos de viagem, a sonda “Juno” entrou esta terça-feira de madrugada na órbita de Júpiter.

Eram 4h53 (hora de Lisboa) quando foi capturada, conforme previsto, pela gravidade do planeta.

Estamos lá. Estamos em órbita. Conquistámos Júpiter”, afirmou o cientista que lidera a missão, Scott Bolton, aos jornalistas. “A diversão começa agora”, acrescentou.

Deslocando-se a uma velocidade de mais de 130.000 milhas por hora (209.200 quilómetros por hora), a sonda fez a aproximação a norte, mostrando uma perspectiva inédita do sistema de Júpiter, incluindo as quatro grandes luas.

Nos próximos três meses, “Juno” vai colocar-se em posição para começar a estudar o que está por baixo das densas nuvens do maior planeta do sistema solar e mapear os seus gigantescos campos magnéticos.

Segundo a agência espacial norte-americana, NASA, o principal objectivo da missão é entender a origem e a evolução do chamado planeta “rei”. Isto, porque as origens de Júpiter influenciaram o desenvolvimento e a posição do resto dos planetas, incluindo o planeta Terra e a evolução da vida.

A questão que acompanha toda a minha vida e a que espero agora poder responder é: ‘como é que chegámos até aqui?’ Saber isto é realmente importante para mim”, afirmou Bolton.

A missão deverá terminar a 20 de Fevereiro de 2018, data prevista para o embate da sonda com Júpiter.

Juno na órbita de Júpiter - Foto Aubrey Gemignanina/Nasa

Juno na órbita de Júpiter – Foto Aubrey Gemignanina/Nasa

  • Com Agências
The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.