Progressão do PS coloca fortes interrogações nas oportunidades de sucesso do PSD nas Autárquicas

A Aximage efectuou uma sondagem em Maio para o CM que mensalmente se repete e apresenta dados relevantes para o PS e o PSD em queda livre, perceptível na rua.

O PS sobe para 42,2 %

O PSD desce para 24,5% e é o único Partido a descer

O BE sobe para 10 %

O PCP sobe para 7,7

O CDS sobe para 5,4

A actual liderança política que suporta o governo sobe para 60,1% enquanto PSD e CDS juntos se ficam pelos 29,9.

A subida de todos os partidos, prova que toda a gente pesca no PSD que perde um pouco para todos, contrariando quem pensava que o BE e o PCP seriam vítimas do apoio ao Governo.

. Efeito catastrófico no PSD em relação às Autárquicas

. O actual panorama nacional com o sucesso da governação do PS apoiado pelo BE e PCP vai ter reflexos nas autarquias

Com efeito, a dificuldade que Carlos Carreiras coordenador do PSD para as autarquias exibiu na construção de listas está a ser demolidor e, nada assegura neste momento que o PSD mantenha Cascais, menos ainda com a maioria absoluta.

Carlos Carreiras (PSD)

A crispação e alguma intolerância que Carreiras tem vindo a exibir terão a ver com as dificuldades que encontrou, com o insucesso que já evidente nos resultados e tudo isso afectou a própria gestão do município a que preside, avançando fontes que Gabriela Canavilhas pode mesmo surpreender em Cascais, circulando sondagens que a dão a subir e já a menos de 4% de Carreiras.

Gabriela Canavilhas (PS)

Em Lisboa, Assunção Cristas pode ser também demolidora para o PSD que apresenta Teresa Leal Coelho. Cristas faz o que pode para juntar votos. Ela sabe que não ganha, mas pode bater o PSD. Para isso junta-se aos votantes do PPM e do MPT e vai amealhando votos.

Em Oeiras o problema é diferente.

Além de apresentar um candidato sem qualquer possibilidade de vencer, cumpre apenas calendário ( Angelo Pereira) e defronta dois poderosos autarcas, o actual Presidente Paulo Vistas que deve consolidar a liderança e Isaltino Morais, não sendo de temer que o próprio PS supere o PSD no concelho.

Perdendo na generalidade das grandes cidades, o PSD pode ter esperança em pequenos municípios do interior do país, mas será insuficiente para reclamar vitória.

 

António Costa

The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.