CASCAIS VELA 2017 – 1º dia de regatas

A 17ª edição do Cascais Vela, maior regata nacional do ano, que decorre até ao Domingo, 27 de Agosto, teve um início perfeito com a realização de todas as regatas, com condições climatéricas típicas de Cascais, bom tempo, muito sol, sem nuvens e o vento a soprar de noroeste com cerca de 17 nós de intensidade.

O Troféu Quebramar teve início com as frotas ORC (A e B) a completarem o programa previsto, cumprindo duas regatas cada.

Na Classe ORC A o XEKMAT de José Carlos Prista venceu a primeira regata do dia, superando o PE.MA.MI. de António Henriques que ficou em segundo lugar e o FUNBEL de António Noronha que ficou com o terceiro lugar. Na segunda regata do primeiro dia, o triunfo foi para o PE.MA.MI., o segundo lugar foi ocupado pelo XEKMAT, seguido do EMOTION de João Paulo Nunes.

Na classificação geral ORC A, lidera o PE.MA.MI, com o XEKMAT em segundo lugar e o EMOTION em terceiro.

Em ORC B na primeira regata destacou-se o SUPER AÇOR, de Gonçalo Botelho, na 2ª posição ficou o P03 de Frederico Rodrigues e em 3º lugar ficou o TROVÃO de José Salgado.

Na segunda regata, com o vento a soprar mais forte, 20 nós de noroeste, a vitória foi do P03, seguido do SUPER AÇOR em segundo e o ONE de Nuno Neves no terceiro lugar.

Na geral o P03 ocupa a primeira posição, o SUPER AÇOR no segundo lugar e o TROVÃO, em terceiro.

No final do primeiro dia a Classificação Geral ORC apresenta no 1º lugar o Xekmatt de José Carlos Prista (ANLisboa), no 2º lugar o PE.MA.MI de António Henriques (CVLagos) e no 3º o P03 de Frederico Rodrigues (CVTejo).

Cascais Vela 2017

Para amanhã está previsto que as classes ORC e NHC disputem a regata costeira, enquanto as classes Dragão, SB20 e Moth entram em ação com regatas barlavento-sotavento. As largadas estão marcadas a partir das 13 horas.

O primeiro dia do Cascais Vela terminou com a habitual cerimónia oficial de abertura que, este ano, contou com a presença de 80 convidados. No sábado, seguindo a tradição, o programa social será, por si só, um atrativo para todos os participantes e convidados com o Jantar Oficial para cerca de 450 convidados e terminará em festa com a célebre “Bye-Bye Summer”.

O Clube Naval de Cascais, que prima pela organização, conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, com o apoio da Quebramar, Mitsubishi-Motors, Marina de Cascais, Vista Alegre, Leitão e Irmão, e Simões e Gaspar.

O evento é mediatizado pelos parceiros JC Decaux, TVI24 e Rádio Comercial e conta com a Certificação da Sailors for the Sea, uma Organização não-governamental, que defende a sustentabilidade dos Oceanos e Mares.

  • Apoio Clube Naval de Cascaais
The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.