O Conceito Científico, Filosófico e Teológico, da Realidade da Alma

Não existe uma única religião em que a questão da vida após a morte, não seja a centralidade e objetivo a alcançar, independente da religião que se professa.

A realidade da alma está entre as questões mais importantes da vida; e embora as religiões confirme a sua existência, como sabemos se as almas realmente existem?

Uma série de novas experiências científicas, ajuda a responder a esta antiga questão ligada à ideia de uma vida futura; e a crença de que a nossa existência continua após a morte, é o princípio pelo qual pensamos e sentimos, mas que não depende do corpo.

No entanto, o paradigma científico atual, não reconhece essa dimensão espiritual da vida; e conclui que somos apenas, a atividade de carbono e algumas proteínas que vivem e morrem; e que pressupostamente, tudo teria sido elaborado nas equações para que não haja necessidade de uma alma.

Mas o biocentrismo que é uma nova “teoria de tudo“, desafia este modelo de realidade tradicional e materialista; sendo um paradoxo desatualizado, que leva a enigmas insolúveis e a ideias que para muitos é irracional; mas o conhecimento que é o prelúdio da sabedoria, em breve irá dar-nos uma outra visão dos fatos.

É evidente, que a maioria das pessoas vê na alma algo mais do que o conceito científico; sendo considerada a essência incorpórea de uma pessoa, e que transcende uma existência material.

Quando muitos cientistas falam da existência da alma, é geralmente num contexto materialista, ou num sinónimo de conforto para a mente; e tudo o que se sabe sobre a “alma“, pode ser aprendido no estudo do funcionamento do cérebro diz a ciência; apontando a neurociência, como o único ramo científico relevante para a sua compreensão.

Tradicionalmente, a ciência descartou a alma como um objeto de crença humana, ou reduziu-a a um conceito psicológico do Mundo natural observável.

Os termos de “vida e morte” são os conceitos comuns da vida e morte biológica; e embora a neurociência tenha feito um tremendo progresso sobre o funcionamento do cérebro, a questão da existência da alma permanece misteriosa; no entanto Platão, Sócrates, Kant, Buda e outros grandes professores espirituais, afirmavam existir uma relação entre o Universo e a mente do homem.

Recentemente, o biocentrismo e outras teorias científicas, começaram a desafiar o antigo paradigma físico-químico, e a colocar algumas das questões difíceis sobre a vida; onde a existência da alma é uma realidade que aguenta os danos do tempo.

Pensar que a vida, é apenas a atividade de átomos e partículas que giram por um tempo e depois se dissipam no nada, não explica alguns dos principais enigmas da ciência moderna, incluindo o princípio da incerteza; o emaranhamento quântico, e ajuste das leis que moldam o Universo; e as experiências tornam cada vez mais claro, que o mero conhecimento não é suficiente para converter uma possibilidade em realidade.

Muitos cientistas descartam as implicações dessas experiências; porque até recentemente, esse comportamento dependente do pesquisador era confinado ao mundo subatómico, e está a ser desafiado por cientistas de todo o Mundo

.

A consciência

Numa experiência recente, os cristais de KHCO3 mostraram que exibiam crescimentos de emaranhamento quântico em meio centímetro de altura.

Já em 2013 um estudo em dupla fenda foi realizado com sucesso com moléculas, em que cada continha 810 átomos; no mesmo ano, uma molécula de 5.000 átomos exibiu com sucesso a dualidade onda-partícula, demonstrando que o comportamento quântico poderia avançar no Mundo de objetos em escala humana.

Na verdade, os investigadores pensam que os vírus podem ser usados ​​nestas experiências quânticas, e abrem a possibilidade de a testar nos organismos vivos; criando estados de superposição Quântica.

A concluir as experiências acima sugerem, que os objetos só existem com propriedades reais se forem observados; e os resultados, não só desafiam nossa intuição como também se pode concluir, que uma parte da mente “a alma” é imortal; e pode existir fora do espaço e do tempo.

OBS: O Autor professa a religião cristã, e acredita na alma como parte inseparável da nossa consciência; e que a ciência através da mecânica quântica terá no futuro, o caminho aberto para compreender e provar a sua existência. 

  • Joaquim Vitorino, Astrónomo Amador, Jornalista
  • Joaquim Vitorino

 

The following two tabs change content below.
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.