” 30 Anos de História” Museu Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau

Encontra-se patente na cidade de Bissau a exposição “30 Anos de História” no Museu Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau, inaugurada a 15 de Setembro num dos espaços da Direção Geral da Cultura, localizada na Praça dos Heróis Nacionais.

Peça no Museu

Organizada por Albano Mendes, Ramon Sarró e Ana Temudo e com o design de Irina Pereira e Joana Carneiro, contou com diversos apoios entre eles o da Embaixada de Portugal, do Camões e o do Centro Cultural Português em Bissau, da Embaixada de Espanha em Bissau, da Fundação Calouste Gulbenkian entre outras instituições.

Museu Etnográfico em Bissau

A exposição revela-se importante, sobretudo, pela necessidade de reativar o museu, por forma a devolver à capital da Guiné-Bissau um espaço museológico e cultural que contribua para a preservação e divulgação do património material e imaterial guineense.

Museu Etnográfico da Guiné – Bissau

O Museu Etnográfico Nacional na Guiné-Bissau inaugurou a 31 de maio de 1988, tutelado pela Direção Geral da Cultura e viu o seu fim em 1998-1999 pela guerra civil que assolou o país.
A guerra causou danos nas antigas instalações do Museu e sobretudo na sua coleção.

Foram destruídas inúmeras peças e artefactos relevantes, equipamentos, materiais,registos de imagem e documentos fundamentais para o estudo da coleção.

Museu em Bissau

Esta exposição é uma pequena mostra de fotografias que datam do início da atividade do museu, passando por imagens que documentam a arte dos mestres artesãos, os rituais de algumas etnias, desde os locais, cerimónias, jogos e comemorações a lugares de culto e convívio.
Os objetos expostos documentam, igualmente, as origens e costumes das várias etnias.

Estes artefactos são a base do estudo e da divulgação para se refletir com um olhar científico a recuperação do Museu Etnográfico.

Patrícia Brighenti

* Patrícia Brighenti de Sousa Bastos, Director para o Continente Africano, Correspondente em Bissau
The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.