O Legado de Martinho Lutero nos 500 anos de Reforma

 

Ideais entre Dependência religiosa e Dependência política

Por António Justo

Celebram-se este ano os 500 anos da mitológica afixação das 95 teses de Lutero na porta da igreja do Castelo de Vitemberga, em 1517.

Com este acto de rebeldia, seguido por muitos teólogos da altura, inicia-se um processo de relevância axial histórica: o eixo do desenvolvimento passa a assentar sobretudo na afirmação do polo da individualidade sobre o da comunidade.

A afirmação da dignidade e autoridade individual como contraposição à autoridade institucional vai tornar-se no princípio emancipador (individual e social) dos Tempos Modernos; hoje encontra a sua expressão social num sistema plural democrático sempre em renovação.

Com a acentuação do polo da individualidade sobre o polo da comunidade (instituição – o nós), o eixo da História (económico-socio-cultural) passou dos países de maioria católica do Sul para os países maioritariamente evangélicos do Norte.

Principalmente a pessoa de Lutero tornou-se o rosto do longo movimento emancipatório germinado durante a Idade Média.

É o grande catalisador das ideias medievais que vão impregnar a modernidade como processo de emancipação.

O protestantismo além de içar a bandeira das forças emancipatórias e democráticas deu-lhe forma institucional…

 

Ensaio sobre “Lutero garante a Emancipação como Princípio impulsionador da Idade Moderna”, publicada em e-book e em papel.

Uma profícua leitura!

  • António da Cunha Duarte Justo

Nota: Uso a designação “Idade Moderna” no conceito de “Tempos Modernos”, designação usada pelas correntes historiográficas anglo-saxónicas – período ainda não acabado.

Pegadas do Tempo, http://antonio-justo.eu/?p=4486

 

Para a adquirir o livro em papel encomendar:

Mundialmente, em: http://amzn.to/2zkRqSq

Na Espanha, em: http://amzn.to/2yv1zNb

Na França, em: http://amzn.to/2gsJxXE

Na Inglaterra, em: http://amzn.to/2gPLKJz

Na Alemanha, em: http://amzn.to/2gPqOCb

 

Para a adquirir como e-Book:

Mundialmente: http://amzn.to/2xOQu7I

Espanha: http://amzn.to/2xPkbu9

França: http://amzn.to/2ywnSSD

Inglaterra: http://amzn.to/2ywJ2A8

Alemanha: http://amzn.to/2yx0SmB

António Justo

The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.