A Audiência Nacional de Espanha decreta prisão incondicional para o ex-Vice-Presidente Oriol Junqueras e outros sete ex-Conselheiros.

A decisão, dura, está baseada fortemente na perigosidade de fuga e concertação com o ex-Presidente Carles Puidgemont e outros quatro ex-Conselheiros que não se apresentaram na Audiência e vão agora receber mandatos de detençãoem Bruxelas.

Carles Puidgemont em Bruxelas

Carles Puidgemont com este gesto pretende internacionalizar o conflito dando contornos políticos ao invés de aceitar o crime de sedição, atitude que gera enorme controvérsia mesmo entre os que apoiavam as suas atitudes.

A maioria considera que deveria ter declarado na Audiência Nacional, gesto que poderia ter evitado a prisão dos membros do seu ex-governo. A aceitação de novas eleições é agora visto como gesto incongruente.

7 ex-governantes detidos

O conjunto de acusações aponta para penas muito longas na ordem de 25 a 30 anos, salvo se políticamente ainda for possível contornar determinadas questões, embora, a Juíza que lidera o processo tenha deixado poucas expectativas de um resultado mais brando. À luz da Constituição espanhola, os crimes são graves e incontornáveis.

Oriol Junqueras

A situação política espanhola (Catalunha) afecta económicamente o país que vê os seus dados de PIB em queda, sendo particularmente grave na catalunha com o turismo em queda e a fuga de empresas.

Também a sociedade catalã está a braços com divisões entre pessoas, famílias e o convívio é pouco saudável, algo que se lamenta.

A Presidente do Parlamento e os restantes membros da mesa viram a juíza conceder mais oito dias para prepração da defesa.

PF

  • fotos El Periódico e La Vanguardia com a devida vénia.
The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.