O Politécnico de Castelo Branco quer receber alunos de Bissau.

O protocolo de cooperação com o município africano já foi assinado.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Câmara Municipal de Bissau, acabam de assinar um acordo de cooperação, o qual tem como objetivo promover parcerias nos domínios da formação.

Em nota enviada à comunicação social, o Politécnico de Castelo Branco explica que uma das formas de cooperação poderá ser a atribuição de vagas a alunos do município de Bissau, com ensino secundário completo, para ingresso em cursos de licenciatura em funcionamento no IPCB.

O presidente do Politécnico, citado na mesma nota, revela que este acordo “se insere na estratégia de internacionalização do IPCB e consiste em alargar à Guiné-Bissau a cooperação já existente entre o IPCB e vários países”.

Carlos Maia revela que se prevê “a vinda de alunos da Guiné-Bissau já no próximo ano letivo. É com grande satisfação que iremos colaborar na qualificação dos jovens guineenses, jovens oriundos de um país com potencialidades, mas que ainda apresenta alguns défices estruturais, como a falta de saneamento básico em algumas regiões e elevadas taxas de mortalidade infantil.”

Baltazar Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Bissau, citado na mesma nota, classificou “a qualificação dos cidadãos guineenses como um dos principais objetivos da Republica da Guiné-Bissau”, sublinhando que “a responsabilidade e o comprometimento da Câmara Municipal de Bissau no desenvolvimento da sua região e do país passa pela fixação de cidadãos qualificados.

O autarca referiu ainda que com a assinatura deste protocolo “pretende prestar um maior apoio aos estudantes proporcionando-lhes mais e melhores condições para a prossecução dos seus estudos”.

Depois da assinatura do acordo (onde estiveram presentes além de Carlos Maia e Baltazar Cardoso, representantes daquela autarquia), a comitiva africana visitou as instalações da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, e esteve presente numa reunião de cortesia na Câmara Municipal de Castelo Branco.

Alunos da Guiné-Bissau vão poder estudar no Politécnico de Castelo Branco

 

The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.