Deputada e economista Elsa Artadi pode vir a chefiar o governo da Catalunha

Os partidos independentistas da Catalunha já terão chegado a acordo para fazer avançar a deputada Elsa Artadi como candidata à presidência da Generalitat face à impossibilidade legal de investir Carles Puigdemont.

Elsa Artadi seria o ‘rosto’ oficial do governo, mas a intenção dos separatistas é que seja Puigdemont a governar à distância, por seu intermédio, a partir de Bruxelas.

O nome de Artadi, que liderou a campanha do partido Juntos Pela Catalunha e que é considerada como o braço direito de Puigdemont, gera consenso entre os independentistas.

Artadi seria, desta forma, a presidente do governo em Barcelona, mas os cordelinhos da governação continuariam a ser puxados por Puigdemont a partir da capital belga.

O ‘plano B’ para a investidura, tantas vezes negado pelos independentistas, parece assim ganhar forma, estando um acordo final preso por detalhes.

Um deles é a fórmula a usar para reconhecer Puigdemont como presidente ‘simbólico’ do governo sem incorrer em novas ilegalidades que possam ser bloqueadas pela Justiça.

Este é, aliás, um ponto que tem sido insistentemente frisado nas negociações pelos representantes da Esquerda Republicana, que pretende evitar a todo o custo novas ações legais por parte do Estado espanhol.

Elsa Artadi

 

The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.