Utilize  fornecedores de peças conceituados e credenciados

As inundações podem ser terríveis para as casas, mas quem compra um carro usado também deve saber se a água afetou o veículo.

A Associação Automóvel britânica avisa:

A vida útil do sistema de escape e do catalisador pode ser seriamente reduzida, os rolamentos das rodas gripar, os travões estarem afetados, o alternador e o motor de arranque falharem.

Adicionalmente, a água pode danificar os sistemas elétricos e eletrónicos, incluindo os airbags, que podem disparar inesperadamente ou não se acionarem quando deveriam.”

Então como detetar um veículo nessas condições?

Cheiro a húmido e a bafio

É praticamente impossível secar completamente um carro que foi inundado. Desconfie se, ao inspecionar o veículo, ele tiver janelas abertas – pode ser para disfarçar o odor.

Humidade

Num veículo inundado, a humidade tende a aparecer em sítios como na zona dos pés, na mala ou no compartimento da roda sobresselente.

Se o carro esteve submerso durante muito tempo, podem-se detetar “marcas de maré” no interior.

A água também pode acumular-se no sistema de ventilação: ligue o aquecimento e verifique se as janelas ficam embaciadas.

Ferrugem

Veja se debaixo do capot e do fundo do carro há mais ferrugem que a normal para a idade do veículo. A água pode ter arrastado resíduos e lodo para dentro do carro, por isso verifique se há lama, areia, etc., em lugares estranhos.

Sistema elétrico

Não verifique apenas se as luzes estão a funcionar e se não há água dentro das óticas e farolins, mas todo o sistema elétrico – o sistema áudio e eventuais luzes avisadoras no painel de instrumentos.

Verifique o óleo

Se existe um depósito esbranquiçado, tipo maionese, sob o tampão do reservatório, significa água no motor.

Peça ao vendedor o historial do carro

Se ainda não tiver certezas, faça com que o veículo seja inspecionado numa oficina de confiança, que descobrirá eventuais danos.

Comprar carro que sofreu os efeitos da água?

Não recomendamos.

Mesmo que o carro pareça bem numa inspeção ou teste de condução, os danos podem aparecer mais tarde, encurtando a sua vida útil ou causando perigo, como no caso de falha de travões ou dos airbags. Peças de qualidade para reparar seu carro podem ser encontradas em pecasauto24.pt. Porém, se sabe que reparações terão de ser feitas e quanto isso custará, poderá arriscar. Mas, tenha atenção: pague um preço apropriado pelo carro.

 

 

The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.