A Médio Tejo Edições vai marcar presença na 88ª edição da Feira do Livro de Lisboa, no Espaço Pequenos Editores. 

O maior evento literário nacional, que este ano decorre de 25 de maio a 13 de junho, voltará a atrair milhares de pessoas ao Parque Eduardo VII.

Nos dias 26 de maio, 2 e 9 de junho (sempre ao sábado à tarde), teremos os nossos livros e os nossos autores em destaque, com sessões de apresentação nas praças-auditório da Feira.

No próximo sábado, 26 de maio, será lançado “na massa do sangue”, romance vencedor do Prémio Literário do Médio Tejo 2017*.

A obra de Evelina Gaspar, natural de Tomar e residente em Vila Nova da Barquinha, tem apresentação da escritora Patrícia Reis, às 16h00, na Praça Amarela.

Como sintetizou Margarida Teodora, diretora da Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, de Torres Novas, em nome do júri que distinguiu esta obra por unanimidade, o romance de Evelina Gaspar fala-nos da condição feminina do Portugal pobre de meados do século XX, num relato despojado, limpo, por vezes cru.

É nesse país marcado pela ruralidade, cenário quotidiano dos que passavam menos bem, da fome, das mulheres silenciadas, da violência doméstica consentida e da emigração, que a autora nos surpreende com uma história de vida igual a tantas outras, mas que nos chega cheia de surpresas. Uma narrativa que num instante nos faz soltar uma gargalhada genuína e no outro nos prende à leitura pela empatia, pelo arrebatamento, pela autenticidade. Um romance que não cai em tentação, longe dos lugares comuns da nossa era.

Às 18h, na Praça Verde, a jornalista tomarense Elsa Ribeiro Gonçalves fará a sua estreia na ficção, com “Singularidades de uma mulher de 40”. O romance leva a chancela Origami Livros, criada pela Médio Tejo Edições para distribuição nacional.

É um daqueles livros que se leem vorazmente, em poucas horas, escondendo sobre uma aparente simplicidade um acutilante olhar sobre a condição feminina, sobre os sonhos que se adiam ou arrumam na gaveta – porque é preciso trabalhar para pagar as contas, porque é preciso estar em casa para ver crescer os filhos.

Ouvindo os pensamentos de Maria Helena, uma mulher que passa longos turnos a cortar fiambre num supermercado, ouvimos também as inquietações de quase todas as mulheres que, por uma ou outra razão, foram perdendo a sua auto-estima e colocando as necessidades dos outros à frente das suas. Até ao dia em que…

O livro vencedor do Prémio Literário do Médio Tejo 2017, na categoria de Poesia, terá uma sessão de apresentação na Praça Verde, a 2 de junho.

Ao autor torrejano António Lúcio Vieira juntar-se-á a atriz e encenadora Ana Paula Eusébio, do grupo de teatro TrêsMaisUm.

Mação, Retrato Falado”, da socióloga Vera Dias António, e editado em junho de 2017 pela Médio Tejo Edições, será apresentado na Praça Verde  do Parque Eduardo VII pelo presidente do município, Vasco Estrela, a 9 de junho.

Junte-se a nós nesta grande Festa dos Livros!

The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.