Vímara Peres finalmente vai existir em terra de Vimaranenses

Curiosamente a personalidade que dá nome à cidade de Guimarães e aos vimaranenses, Vímara Peres, ainda não tinha referência na cidade-berço do nosso país.

O mote já tinha sido lançado por Paulo Freitas do Amaral, deputado municipal vimaranense do PS através de um artigo no ano de 2017 publicado no blogue do Minho e através da sua página do facebook em que referia a inexistência da menção do antepassado familiar de Mumadona Dias em Guimarães.

No passado mês de Maio na internet apareceu uma petição promovida por um grupo de vimaranenses a exigir a atribuição do nome a uma rua de Guimarães de um dos fundadores da cidade.

Até que na última Assembleia Municipal, o presidente da câmara Domingos Bragança anunciou a atribuição do nome deste antigo nobre a uma rua do centro histórico ainda que esteja em estudo qual a rua que deverá assumir o nome de Vímara Peres, uma vez que se torna difícil a atribuição do nome a uma das ruas porque todas as ruas em Guimarães são antigas e com História.

Fica no entanto a promessa do Presidente, veremos para quando…

Vimara Peres (Porto)

The following two tabs change content below.
Paulino Fernandes
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.