FÓRMULA FORD VAI ARRANCAR COM MUITAS NOVIDADES – Alfa Romeo regressa à Fórmula Um

A Fórmula Ford Portugal vive em 2018 um ano de continuação. A época de 2017, foi a época mais competitiva de sempre, com cinco fórmulas de cinco equipas diferentes a discutirem as primeiras posições, onde em mais de metade das corridas os líderes terminaram com menos de segundos segundos de diferença. Uma época de grande emoção e aprendizagem para todos.

No entanto, não nos podemos esquecer que esta competição é constituída por dois grandes grupos. Os “Gentlemen Drivers” que competem com fórmulas mais históricos e atrativos, e os ‘jovens lobos’, que utilizam a grande escola da Fórmula Ford para melhorar os seus dotes de condução e a afinação dos carros, cujo objetivo é dar nas vistas junto das equipas e patrocinadores.

A época de 2017, foi também especial porque, pela primeira vez, a Fórmula Ford conseguiu ter 33 Fórmulas à partida, durante o Algarve Classic Festival e com a presença de equipas francesas, inglesas e austríacas. Tudo países onde os campeonatos de Fórmula Ford são disputados. Por outro lado, como já começa a ser habitual, os vencedores da categoria Zetec foram apenas decididos na última prova do ano no Autódromo do Estoril.

Para 2018, o regulamento tem como novidade a redução de custos, com as equipas a apenas poderem utilizar um jogo de pneus novos em cada 2 fins-de-semana, e a dupla visita a Espanha, com a novidade de Jarama, que assim se junta a Jerez. Também novidade será um novo “BOP” entre os Fórmula Zetec e os Fórmula de produção nacional (Tuga), a terem lugar após a primeira prova, para assim manter o equilíbrio de prestações.

A 12 dias do início da competição de 2018, durante o “Circuito de Primavera” no Autódromo do Estoril, as equipas finalizam a contratação de pilotos para a época e, como é habitual em Portugal, só nos últimos dias a maioria dos pilotos e equipas fecham os acordos.

No entanto, já se conhecem muitas novidades sobre o pelotão de 2018 e a Fórmula Ford terá bastantes novidades.
Como é habitual, o vencedor da Fórmula Ford Zetec, consegue sempre lugares em voos maiores. Depois de César Machado e José Pedro Faria terem rumado ao TCR Portugal, agora Miguel Matos, vencedor do ano passado, ruma ao campeonato Italiano Griip series.
Também Duarte Pires, o segundo classificado do ano passado, decidiu fazer uma época sabática, apesar do seu carro acabar por competir nas mãos de outros pilotos.

Diogo Sousa, terceiro classificado do ano passado, também tem alterações, sendo agora preparado pela “How 2 Win Sports Garage”, de Paulo Ferreira.

A G-Tech, orientada por Fernando Mayer Gaspar, equipa que num passado recente já venceu o campeonato de Zetec, tem já confirmados quatro Fórmula Ford Zetec. Aos pilotos habituais Vasco Ferreira, Rui Silva e Vítor Sampaio, junta-se ainda um novo Piloto para 2018, Manuel Caetano. A maior equipa da competição, tem ainda dois Fórmula Zetec para alugar, cujos alugueres costumam ser feitos prova a prova. A equipa terá ainda um Fórmula Ford Kent a disputar algumas provas, como o Circuito de Primavera, a cargo de Vasco Sampaio. A G-Tech pretende ainda alugar um Fórmula Ford Zetec para a temporada de 2018, que se encontra neste momento disponível.

A Gianfranco Motorsport de Carlos “Ginho” Rodrigues, voltará também em 2018 com o mesmo “layout”. O espanhol José Benito, vindo dos Karts, terá a possibilidade de mostrar a sua rapidez e é candidato a vencer a Rookies Cup após ter feito apenas 2 provas em 2016. Já o segundo carro da equipa voltará a ser alugado em algumas provas.

Ainda no Porto, a nova equipa Fast & Kinetic, resultado de um grupo de participantes e amigos, pretende colocar na pista os seus carros sempre que os seus pilotos, na sua maioria Gentlemen Drivers, estejam disponíveis. Na garagem estão três Fórmula Kent e quatro Fórmula Vauxhall. No entanto, nem todos os carros vão participar em todas as provas, dependendo também do budget conseguido.
Também confirmados na Fórmula Ford, estão a Peres Competições e a First Driver, que irão repetir a temporada de 2018. Os pilotos André Castro Pinheiro e João Silva, que se estrearam no automobilismo através das SSS em 2016, esperam neste segundo ano lutar pela vitória na Rookies Cup. Infelizmente, o Piloto da Peres não estará presente na primeira prova, mas pretende fazer o restante campeonato.

Por fim, os Fórmula Portugueses (Tuga). A Funspeed Engineering mostrou em 2017 que o seu Fórmula Tuga pode ser tão competitivo e fiável como os Zetec, sendo várias vezes o Fórmula mais rápido em pista. A equipa do Fundão tem em 2018 já confirmado o Piloto Hugo Hernandez, que vem do Karting Espanhol, vencedor em 2017 da Rookies Cup. A equipa produziu mais um chassi adicional e já tinha apresentando oficialmente em janeiro “Al Capone” como 2º Piloto, mas pelas informações que temos o carro poderá estar novamente disponível.
Assim, a 12 dias do início da competição, existem ainda 4 lugares disponíveis, um Fórmula disponível na G-Tech (equipa que terminou em 2º lugar na Zetec), um lugar na Comval Racing Team (equipa que conseguiu a 3ª posição), um monologar disponível na Gianfranco Motorsport e, finalmente, um Fórmula Tuga disponível na Funspeed Enginnering.

A Fórmula Ford Portugal terá a sua primeira prova no próximo dia 1 de maio, no Autódromo do Estoril, durante o Circuito de Primavera.

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.
Avatar

Latest posts by Paulino Fernandes (see all)