SIMULAÇÃO

” Decorria tranquila a manhã em Portugal, nomeadamente em Cascais onde me encontrava.

As pessoas na praia, impecávelmente limpa, deitadas na areia ou a ler, eu próprio estava sentado frente ao Hotel Baía e contemplava dezenas de turistas com roupa de verão. Usufruiam de um ssol absolutamente espectacular…

Simulacro

De repente…

Num instante terrível o som cavernal que acontecia. Sirene longa a prenunciar sinistro grave, seguida intermitentemente de aviso em inglês e português e de novo a sirene e de novo os avisos.

Atónitos, os cidadãos, olhavam, uns em pânico (logo tranquilizados), outros, porque sabiam..tranquilos.

Simulacro

Mas aplaudiam o exercício e isso é o importante.

O mar recuou prenunciando a tragédia do tsunami.

Bombeiros do Estoril

As pessoas corriam, todos queriam tirar os carros ao messmo tempo e ali ficavam bloqueados dentro dos carros.

O trânsito caótico, os meios de socorro a procurar romper, pondo as vidas completamente em perigo…

Um bombeiro a quem perguntei pela família, respondeu que está em casa, alguém a terá de socorrer...notável, são uns heróis estes homens. Lembrei-me de meu Pai, também ele Bombeiro…

Estava a escrever um artigo para um jornal onde esscrevo e as folhas voaram, perdi tudo, mas era importante cumprir os avisos e sair da zona…o mar não tardaria, com força e persistência para destruir coisas tão belas que minutos antes estavam intactas.

Depois voltaria…mais tarde, corri para um local alto a caminho de Alcabideche, cruzando-me com carros de Bombeiros que procuravam avançar para salvar ou tentar pelo menos…”

Era um exercício felizmente.

Designado de CASCADE19, envolveu 3000 operacionais, técnicos de Epanha, Croácia, França, Bélgica e Alemanha.

Parabéns à Câmara Municipal de Cascais

Planeamento em Cascais

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.