Monarquia em Espanha afirma-se
Dom Filipe VI, verdadeiro Rei

A monarquia espanhola reconquistou o prestígio perdido. Um ano depois da renúncia do Rei Juan Carlos, Felipe VI, seu filho, agora no trono, conseguiu recuperar a imagem muito fragilizada da monarquia de Espanha, de acordo com a análise do jornalista espanhol Fernando Rayon, especialista em assuntos da Casa Real Espanhola.

“Durante este primeiro ano, que foi intenso, o que se notou é que a monarquia recuperou prestígio e presença nos fóruns onde deveria estar, mas o mais importante é que não houve escândalos. Por isso, penso que foi um ano exemplar para os novos reis Felipe e Letícia”, argumenta o jornalista da Cadena Cope.

Num ano de novo reinado, a monarquia espanhola reconquistou o prestígio perdido na recta final do reinado do Juan Carlos. Nem a ascensão de partidos radicais pró-republicanos, como o Podemos, põe em perigo a continuidade do regime monárquico em Espanha.

Para já, esses partidos não são um problema para a monarquia porque ainda estão a gerir o triunfo obtido nas eleições regionais e municipais. Mas é verdade que no último ano surgiram partidos radicais que deixaram críticas severas à instituição monárquica. Apesar de tudo, não tão severas como no passado. Partidos como o Podemos centram-se nas críticas aos partidos e à corrupção, não em relação à forma de governo em si. Provavelmente essa será uma questão que se colocará mais à frente”, diz Fernando Rayon.

O momento da abdicação do anterior rei coincidiu com um pico de manifestações favoráveis à implantação de uma república, mas o novo rei refreou esses ânimos mais exaltados, conclui.

Reis de EspanhaDom Filipe VI

 

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.