A EUROPA RAPTADA

Segundo a mitologia grega, “Europa foi uma princesa fenícia raptada e, depois, violada por Zeus, que tomara a forma de um touro: não admira que o seu nome signifique “aquela que tem uma expressão triste“.

Transposto o mito para a realidade política e económica dos nossos dias, a Europa foi raptada ideologicamente pela América, transformando-se numa colónia da civilização e dos interesses egoístas dos E.U.A. Deixou de ter iniciativa e autonomia política.

Nenhuma instituição europeia assumiu um distanciamento claro em relação à posição americana.

A União Europeia perdeu assim a possibilidade de ser uma defensora intransigente dos direitos humanos, para, de forma submissa, apoiar a barbárie das guerras fomentadas pelos Estados Unidos. E importou a crise financeira americana, transformando-a na crise das dívidas soberanas, que tanta tragédia humana tem provocado nos países mais pobres da União.

da União.

(E os países mais ricos não pagam as suas dívidas porquê?)

O servilismo dos actuais políticos da U. E. é lamentável e está ao serviço dos interesses dos grandes grupos económico-financeiros euroamericanos.

Que triste futuro terão os cidadãos da Europa, se continuarem a depositar as suas esperanças numa vida melhor nas mãos destes servos europeus neoliberais.

Manuel Coimbra

Manuel Coimbra

* Manuel Coimbra, Colunista, Correspondente no Porto

 

 

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.