Até ao Infinito

Os Astrónomos terão ao seu dispor em 2020/2021 dois poderosos instrumentos para “viajar” até ao Universo profundo, e saber o que se passou a partir daquele milionésimo de segundo que deu origem ao tempo.

A eventualidade de ter havido mais Big Bangs anteriores nunca foi colocada de parte; o que nos poderá levar a admitir que o último teria ficado “em repouso” por biliões de anos até reiniciar o tempo, como se tivesse feito uma “pausa no infinito”; lembro a Bíblia que diz existir um Reino que nunca terá fim. Algumas destas questões vão ter uma explicação da Ciência dentro de 5/6 anos; outras ficarão eternamente sem resposta.

O SKA ( Sky Kilometer Array ) cujas antenas estão já a ser construídas na Austrália,  África do Sul e Argentina, contam com a colaboração de alguns países  incluindo Portugal; e no conjunto perfazem um quilómetro quadrado de área, tornando-o no mais poderoso radiotelescópio do Mundo; e o E-ELT ( European Extremely Large Telescope ) com 39 metros de diâmetro será o maior Telescópio refletor construído até hoje, e está a deixar a comunidade Científica numa alta mas reservada espectativa; em particular Astrónomos e Astrofísicos, mas também Entidades religiosas ao mais Alto Nível; que como se compreende desperta ansiedade e não é para menos; estamos perto de sabermos de onde viemos, se fizemos parte de um “programa” com mais de 3000 milhões de anos, ou se teríamos sido um dano colateral ocorrido neste pequeno habitat a Terra, que orbita uma pequena e vulgar Estrela longe do centro da Via Látea, distante dos grandes acontecimentos cósmicos que seguramente estão a acontecer a todo o momento um dos quais, foi o que levou o Homo Sapiens até à inteligência.

O homem saberá no futuro o que se passou, mas nunca terá conhecimento da origem das suas origens. Portugal está envolvido nestes dois projetos de grande magnitude, com um significado que visa muito mais que alcançar objetivos científicos; é urgente que os humanos saibam quem na realidade somos nós; e o pouco que significamos no contexto Universal, para que a arrogância dos humanos dê algum lugar à humildade; e que compreendam que nenhum mortal, tem mais valor que outro ser com o mesmo fim.

Este é um sentimento comum a todos os Astrónomos, que se sentam pela primeira vez na (gaiola do observador) de um potente Telescópio. Enquanto se aguarda pela entrada em ação do SKA e do E-ELT, a NASA continua quase em segredo a preparação para a colocação do primeiro humano em Marte que será uma mulher.

Alyssa Carson tem 14 anos e será a primeira a deixar a marca humana no solo marciano em 2033; terá então 32 anos. Alyssa já deu provas de que a NASA não se enganou na rigorosa escolha a que foi sujeita; Alyssa é a detentora do primeiro passaporte passado pela NASA, e tem seguido escrupulosamente todo o treino a que vai estar sujeita por mais 18 anos; ao todo ainda não está definido quantos Astronautas irão a Bordo durante os 4 anos de viagem nos dois sentidos; é um risco que terá que ser muito estudado onde o principal será a imponderabilidade desta longa viagem no Espaço; os possíveis companheiros de viagem de Alyssa, são todos ainda crianças ou adolescentes; o treino rigoroso a que todos estão sujeitos, incide sobre todas as capacidades físicas e mentais exigíveis ao limite; sendo a mais importante a emocional, onde uma pequena falha pode colocar toda a tripulação e missão em risco.

Marte foi sempre um sonho do homem; mais afastado do Sol que a Terra, mas com condições de albergar vida humana por “alguns milhares de anos” até podermos dar o “salto” para as Estrelas, porque existe água nas suas calotes e no subsolo; e onde ela existe há também oxigénio que pode ser dali extraído. Já em Vénus é diferente, as temperaturas à superfície deste nosso vizinho mais próximo do sol, rondam os 400 graus centígrados acompanhados de uma atmosfera de ácido sulfúrico; naquele terrível local, nenhum ser biológico sobrevive mais que segundos.

Marte é o grande desafio; a primeira das grandes barreiras que o homem terá que transpor, para não deixarmos extinguir a nossa espécie; os Cientistas trabalham arduamente para não deixar esmorecer o ânimo das décadas de 50/60 que colocou o homem na lua.

O “projeto Marte” é de Wernher Von Braun e data de 1947; foi o primeiro estudo detalhado para uma viagem a Marte, e só 22 anos depois conseguimos chegar à Lua; os condicionalismos económicos e conflitos no globo, têm constituído um entrave a uma Grande Aliança na exploração Espacial.

Marte, a chegada à Orbita

Marte, a chegada à Orbita

Alyssa Carson

Alyssa Carson

 

* Joaquim Vitorino

Astrónomo Amador – Camarnais – Roliça – Bombarral

OBS: À memória de Wernher Von Braun, o Grande impulsionador da “Odisseia Humana” no Espaço.

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.