Fenómenos astronómicos sempre deram azo a catstróficas profecias e a Lua Vermelha que ocorrerá na madrugada do próximo dia 28 de Setembro não é exceção.  

Mas que base têm estas teorias? Tudo que precisa de saber sobre a lua vermelha que fará uma aparição no final do mês de Setembro:

  • O que é uma lua de sangue? 

Fãs da saga Twilight estarão familiarizados com o termo, mas não se deixem enganar, não tem nada a ver com vampiros.

Uma lua de sangue é uma mera designação que descreve a coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse total. É um sinal causado pela reflexão da luz do sol na atmosfera terrestre – que a olho nu é vermelha. A lua de sangue adquire uma cor dourada, cobre e vermelho sujo dependendo da posição do sol – costuma estar baixo no céu ou perto do horizonte.

Este ano, o fenómeno poderá ser ainda mais impressionante porque o eclispe ocorrerá em dia de Super Lua

  • O que é a profecia da lua de sangue?   

A hipótese foi levantada pelos famosos ministros cristãos John Hagee e Mark Blitz – quatro eclipses lunares consecutivos, que começaram em Abril de 2014, com seis luas cheias no meio – é o indicador do fim do mundo, alegadamente descrito na Bíblia Sagrada.

A teoria da lua de sangue é interpretada pelo Book of Joel que diz: “o sol transformar-se-á em escuridão, e a lua em sangue, antes do grande e terrível dia do Senhor chegue.”

Alguns dizem que assinala um evento celestial, outros preveem que um asteroide catastrófico irá atingir a terra e provocar uma explosão que a destruirá por completo.

Efrain Rodriguez é um dos profetas autoproclamados que está convencido que recebeu uma mensagem de Deus – ele tinha tanta certeza que até escreveu para a NASA para lançar um alerta.

  • O mundo poderá mesmo acabar dia 28?  

Segundo Rodriguez podemos começar a gritar já e a preparar o kit de sobrevivência. Ele diz que um asteroide com uma largura de cerca de 40 quilómetros atingirá Porto Rico, originará um terramoto com magnitude 12  e destruirá o resto do mundo como o conhecemos.

Se Rodriguez tiver algum fundo de razão o resultado seria para lá de desastroso. O terramoto mais poderoso alguma vez registado matou 4,485 pessoas e deixou 2 milhões sem casa no Chile em 1960. Alcançou 9.5 na escalda de Richter.

  • Então quando é que é provável que isto aconteça? 

Não existe data certa, mas o “fim do mundo” está agendado para o período entre os próximos dias 21 e 28.

  • O que dizem os cientistas?  

Se não sabe no que acreditar e teme, nem que seja um bocadinho, que a profecia se torne verdade, não está sozinho.

Tanta é a histeria à volta deste fenómeno que a NASA sentiu-se obrigada a fazer uma declaração para clarificar o assunto:  “Não existe nenhuma prova que um asteroide ou outro objeto celestial esteja numa trajetória que irá impactar com a Terra,” disse Paul Chodas, do departamento de objetos perto da terra da NASA. “Na verdade, nem um objeto conhecido tem uma hipótese credível de atingir o nosso planeta no próximo século. Não há bases científicas, nem um traço de provas, que um asteroide ou outro objeto celestial atingirá a Terra nessas datas.”

Lua Vermelha

Lua Vermelha

* Com a devida vénia à Revista Visão

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.