Portugal não teve a sorte de ter um Enrico Berlinguer

1922 Nascido em Sassari em 25 de maio, o primeiro de dois irmãos (João, o segundo filho, é 1924), de Mario Berlinguer , advogado, e Maria Loriga.

1937-1943 cursou o ensino médio Azuni de Sassari, ganhando o ensino médio em 1940. Ele entrou em contato com outros jovens antifascistas, estudantes e trabalhadores de Sassari. Ingressou na Faculdade de Direito de Sassari, suportando todos os exames e planejando se formar com uma tese sobre a filosofia ea filosofia do direito de Hegel a Croce e Gentile. Em outubro de 1943 ele ingressou no Partido Comunista Italiano. Entra no Secretariado da seção juvenil de Sassari e tornou-se secretário.

1944 7 II janeiro é preso porque ele foi considerado um dos líderes dos “motins do pão” ocorreu naqueles dias em Sassari. Em 25 de abril, ele foi absolvido e libertado da prisão na investigação.

1948 no Sexto Congresso do Partido Comunista (Milão, 5-10 janeiro) foi eleito membro pleno do Comitê Central e membro candidato da liderança do Partido.

1949-1950 O Comitê Central do Partido Comunista, no mês Março, decidiu dar vida à Federação Juvenil Comunista Italiana. Enrico Berlinguer foi nomeado chefe da Comissão de incorporação FGCI, cujo Congresso Nacional (Livorno, 29 março – 2 abril 1950) foi eleito secretário-geral, cargo que ocupou até 1956.

1950 assume a presidência da Federação Mundial da Juventude Democrática, organização que grupos os movimentos de jovens de diferentes países. Em 1951, durante a sua presidência, está a organizar o Festival Mundial da Juventude em Berlim Oriental. Ele mantém o cargo até 1952.

1957 Em 26 de setembro, noiva Letizia Laurenti.Desde o casamento vai nascer quatro filhos:. Brancas, Marcos, Maria e Laura

1958. Participe da Secretaria Nacional do Partido Comunista e do Escritório da Secretaria 1964 é um membro da delegação que participam no Congresso do Partido Comunista Francês, expressando a rejeição do Partido Comunista para condenar a política do Partido Comunista da China.

1965 é um membro da delegação do Partido Comunista, que se reuniu em Moscou os dirigentes do PCUS.

1966 é um membro da delegação do Partido Comunista que, no final do ano, a visitar o Vietnã do Norte.

1969 No Congresso XII (Bolonha, 08-12 fevereiro) foi eleito vice-secretário do Partido Comunista. Em 14 de junho, em discurso na Conferência Mundial de 75 partidos comunistas em Moscou, mostra a posição do Partido Comunista que não votar o documento final.

1970 Em maio e julho de orientação As delegações do Partido Comunista que atendam Tito em Belgrado e Ceausescu em Bucareste.

1972 Com o XIII Congresso do Partido Comunista (Milão, 12-17 março), ele se tornou secretário-geral do partido. Em 22 de julho em Paris com uma delegação do Partido Comunista na conferência das partes . comunista Europeia Vietnam

1973 Em 10 de setembro, o golpe fascista no Chile põe fim à experiência do governo da Unidade Popular: September 28, 5 e 12 de Outubro Berlinguer Rebirth pública de três artigos da “reflexão sobre os acontecimentos do Chile» em que é formulada a proposta do compromisso histórico.

1975 Nas eleições locais de 15 de junho, o Partido Comunista ganhou a maioria em várias grandes cidades, lançando a experiência de seamless esquerda.

1976 Em 3 de fevereiro, em uma entrevista por Carlo Casalegno para alguns dos principais jornais europeus (La Stampa, Die Welt, Le Monde, Times), reafirma a escolha democrática ea autonomia da política do Partido Comunista. Em uma entrevista por Gianpaolo Pansa no Corriere della Sera (15 de junho) a relação precisa entre Itália e NATO ea atitude dos comunistas para com a Aliança Atlântica. No mês de julho são repetidas reuniões com Andreotti para a formação do governo com a abstenção do Partido Comunista é iniciada a política de solidariedade nacional.

1977 A 14 de julho interveio na Câmara no debate sobre o governo Andreotti. No discurso de encerramento do Festival Nacional de Unity (Modena, 18 de setembro) e em uma carta datada de 22 de setembro para a imprensa, em resposta a um artigo de Bobbio, referindo-se ao papel e atitudes que autonomia organizado tentativa dos trabalhadores de impor o “movimento de 1977” fala de “diciannovismo” e “novo fascismo”. Em 13 de outubro de Unidade e Rebirth publicar a troca de cartas entre Berlinguer e Monsenhor Bettazzi sobre a relação entre comunistas e católicos.

1978 O Comité Central de 26 de Janeiro enfatiza a necessidade de participação direta do Partido Comunista no governo do país, confirmada pela posição Berlinguer em reuniões subsequentes para a formação do governo.Em 16 de Março em Roma as Brigadas Vermelhas sequestrado Aldo Moro, matando cinco guarda-costas. Em 9 de maio, é morto Sr. Moro. Em 15 de junho, o Presidente da República Giovanni Leone é forçado a demitir-se por causa de seu envolvimento no escândalo Lockheed.Em 8 de julho, ele foi eleito Sandro Pertini.

1979 Em 24 de janeiro, as Brigadas Vermelhas em Gênova matar Guido Rossa, a união Flm e militante do Partido Comunista. Em 26 de janeiro, a reunião dos líderes dos partidos que apóiam o governo, Berlinguer declara que o PCI Ele quer sair da maioria. As eleições de 3-4 de junho marcou um declínio para o PCI, que fica um pouco acima de 30%. Nas eleições europeias de Junho de 10, um ligeiro declínio ainda traz o PCI para pouco mais de 29%. Em 16 de agosto de liberação uma entrevista com a revista alemã Stern em que se confirma a validade da linha do compromisso histórico realizado pelo Partido Comunista. Em 22 de agosto, em uma entrevista com Rebirth para o aniversário da morte de Togliatti analisa as propostas do compromisso histórico e austeridade.

1980 03 de janeiro, entrevista com intervenção TG3 soviética no Afeganistão. Em 6 de janeiro, a direção do Partido Comunista condena a iniciativa da URSS. Em 16 de Janeiro, em discurso no Parlamento Europeu em Estrasburgo, mostra as posições do Partido Comunista sobre a necessidade de uma iniciativa independente da Europa de paz e relaxamento. Conheça Willy Brandt. Em 26 de setembro, em Turim, às portas da Fiat, Berlinguer confirmou o apoio do Partido Comunista na luta dos trabalhadores contra demissões e demissões. Em 19 de Novembro, em discurso no Parlamento Europeu em Estrasburgo, ilustra a tese de . PCI para novas iniciativas para a Europa após o terremoto em Irpinia, Berlinguer em Salerno expõe a nova proposta de política do comunista democrático.

1981 A cinco propostas referendo abrogative de 15 de Maio são todas rejeitadas pelo voto popular; decisivo é a contribuição do Partido Comunista para derrotar a aplicação do Movimento de vida para revogar a lei sobre o aborto. Em 27 de julho, divulgou uma entrevista com a República da degeneração do sistema político italiano. Na conferência de imprensa televisionada de 15 de Dezembro reafirma a condenação do Partido Comunista para os eventos na Polônia, considerando-se “esgotou o impulso da Revolução de Outubro.” 1983 No XVI Congresso do Partido Comunista (Milan, 2-6 de março), ele foi reeleito secretário-geral do partido. Em 10 de março, em comemoração Pio La Torre em Palermo, Ele discute as propostas do Partido Comunista para impedir a instalação de mísseis de cruzeiro. As eleições de 26 de junho a 27 mostram o declínio dos democratas-cristãos e o aperto do Partido Comunista; Berlinguer foi reeleito pela quarta vez em Roma.

1984 O governo Craxi questões decreto sobre a escada rolante:. O Partido Comunista anunciou uma oposição forte Em 7 de junho em Pádua, durante um comício para as eleições europeias, foi apreendido por acidente vascular cerebral.

Morreu em 11 de junho.

Enrico Berlinguer

Enrico Berlinguer

  • Fonte wikipédia Livre
The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.