O chefe do Estado-Maior do Exército dos Estados Unidos, general Mark Milley, é peremptório:

A Rússia é a ameaça número um para os Estados Unidos.” As declarações foram feitas na cimeira Defense One, em Washington. O general explicou que a Rússia é o único país que conta com capacidade nuclear “suficiente para destruir os Estados Unidos”.

Mark Milley analisou as acções de Moscovo e referiu que elas são “contrárias aos interesses dos Estados Unidos” e que os exercícios que as forças russas realizaram no seu próprio solo são “agressivos”.

Em cima da mesa, do ponto de vista político, estão as intervenções russas na Ucrânia, a defesa das populações russas da Crimeia e a acção das forças do Kremlin na Síria.

Para reforçar o seu alerta, o chefe do Estado--Maior do Exército dos EUA referiu a modernização que as forças armadas russas tiveram no mandato de Vladimir Putin: “A capacidade nuclear [russa] é significativa, melhoraram muito a sua capacidade convencional e a sua capacidade de realizar operações especiais, de forma que a Rússia tem de estar sob mira. Reafirmo: a Rússia é a ameaça número um para os Estados Unidos”, concluiu Mark Milley.

O general defende que o comportamento político da superpotência euro-asiática é instável e que o recente comportamento de Moscovo sugere que pode usar armas atómicas. “A Rússia violou a ordem de Vestefália” [conjunto de tratados que puseram fim à Guerra dos Trinta Anos, em 1648, e que reconheceu o respeito pelas fronteiras dos Estados-nação], desde 2008, invadindo “nações soberanas”.

A China não é um inimigo, é apenas uma potência em ascensão  

Lança mísseis russo

Lança mísseis russo

Sobre a recente subida da tensão militar entre os Estados Unidos e a China, a propósito de ilhas disputadas por vários países, o general foi mais prudente: “É natural que um grande crescimento económico, como o que vive a China, seja acompanhado de um reforço do poder militar”, explicou.

Apesar de a China ter mobilizado a sua força aérea para manobras na zona em disputa, em que se encontram vasos de guerra dos EUA, o general tentou baixar a temperatura: “Um conflito militar com a China não é inevitável”, garantiu.

Durante a sua intervenção na Conferência Defense One, sublinhou muitas vezes esta ideia: “A China não é um inimigo, é apenas uma potência em ascensão.

Os gastos militares de Pequim em 2014 foram de 131 milhares de milhões de dólares, um sexto dos gastos americanos.

USS Abraham Lincoln

USS Abraham Lincoln

  • Com fontes e redacção

 

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.