USA … e agora ???
Caíu o pano eleitoral e, tal como uns temiam e outros previam, graças a um eleitorado mal-informado, mal-intencionado, ou masoquista, o todo-poderoso Donald Trump venceu as eleições e prepara-se para ser dono e senhor dos USA.
Há certamente um processo de intenções nesta chegada à Casa Branca dum magnata que faz questão de se afirmar mais rico do que alguns dizem.
Pergunta-se:
Que ambições movem este setentão com assomos de loucura perversa ?
Que se pode esperar dum homem racista e machista que defende a edificação de muros para isolar povos ?
Que se pode esperar de alguém que durante a campanha eleitoral usou os mais ignóbeis estratagemas para derrotar a sua antagonista ?
Que projetos sociais esconderá a massa cinzenta que *supostamente* existe por debaixo daquele invulgar e hilariante penteado ?
Temo o pior, confesso.
Temo e lamento profundamente, se os meus temores forem fundamentados.
O mundo necessita duma América aberta ao diálogo, ao apoio e à colaboração total e desinteressada com as nações que compõem o globo terrestre.
Do Sr.Trump há que esperar tudo, inclusivé, falta de respeito pelas instituições democráticas e pelas classes mais desprotegidas, portanto, estejam atentos e preparem-se para o aí vem.
Deixo uma pequena nota de reparo dirigida aos vários líderes políticos que antes o criticavam e hoje o apoiam.
Será por medo ?
A sabedoria popular toda tem razão quando afima; se não podes com eles, junta-te a eles… que é o mesmo que dizer: TRUMP, toma lá umas palmadinhas elogiosas e não te esqueças de enviar o convite para a foto de família.
Politicamente falando
- Tony Teixeira, Correspondente na Suiça
Latest posts by Paulino Fernandes (see all)
- Parabéns à SIC - 2024/10/06
- O 25 de Abril nasceu na Guiné-Bissau - 2024/05/04
- O candidato de Ventura das “festas do croquete” - 2024/03/26