O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou já contactos com a líder da Frente Nacional (FN) francesa, Marine Le Pen, e esteve este sábado reunido com o líder do partido britânico UKIP, Nigel Farage, em Nova Iorque.

A ex-chefe de campanha do republicano Kellyanne Conway informou que a reunião entre Trump e Farage, político de extrema-direita e líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), “foi muito produtiva“.

Creio que foi um encontro muito bom, no qual tiveram a oportunidade de falar de liberdade e vencer, e do que isso significa para o resto do mundo“, disse Conway à imprensa na Trump Tower, em Manhattan.

Farage, polémico político eurocético e contrário à imigração, foi um dos vencedores no referendo de 23 de junho sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

O político britânico mantém uma estreita relação com Trump, tendo participado num evento da campanha para as eleições presidenciais norte-americanas.

De acordo com os órgãos de informação britânicos, Trump pretende desenvolver uma estreita relação bilateral com a primeira-ministra britânica, Theresa May, muito parecida com a que mantiveram o antigo Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan (1981-1989) e a antiga chefe do governo britânico Margaret Thatcher (1979-1990), na década de 1980.

Em relação a França, o milionário norte-americano pretende reforçar os laços com Marine Le Pen, que esta semana considerou os resultados eleitorais norte-americanos uma “vitória da liberdade”.

A sobrinha de Marine, Marion Maréchal-Le Pen, anunciou hoje na rede social Twitter que a FN (extrema-direita) tinha aceitado um convite para “trabalharem em conjunto” do ex-diretor-executivo da campanha de Trump Stephen Bannon.

3 filhos e o genro de Trump não equipa de transição

Bannon integra a equipa para a transferência de poderes entre Trump e a administração do Presidente norte-americano, Barack Obama.

É um dos nomes referidos para ocupar o lugar de chefe de gabinete da Casa Branca, cargo que equivale a primeiro-ministro na Europa.

Para este cargo é também referido o nome do presidente da Comissão Nacional Republicana (RNC, sigla em inglês), Rience Priebus, o principal aliado de Trump durante a campanha para as primárias republicanas.

Donald Trump

Donald Trump

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.