A 23 de Fevereiro de 1987 José Afonso zarpou para outras paragens.

Em 18 de Novembro do mesmo ano um grupo de homens e mulheres criava a Associação José Afonso como forma de perpetuar a obra e exemplo cívico do “andarilho, poeta e cantor”.

Em 2017, trinta anos depois, a AJAInsiste não ser Tristeza”.

Não pretendemos celebrar partidas nem centrar comemorações olhando para o nosso umbigo.

Queremos assinalar sim, a memória, a poesia, a música e a postura de José Afonso.

Com empenho e alegria.

Em 2017, trinta anos depois, a AJA a nível nacional e através dos seus quinze núcleos distribuídos por território português e em Bruxelas vai desenvolver toda uma série de iniciativas que passarão por concertos, exposições, edição, debates com especial empenho nos sectores mais jovens.

Concertos em Faro, Évora, Santarém, Lisboa, etc., exposições dedicadas à sua obra discográfica, aos seus percursos de vida e interactivas com a arte urbana, edição de uma revista relatando os trinta anos da AJA, edição em língua portuguesa da tese de doutoramento de Alexandre Martins na Universidade de Colónia sobre a obra poética de José Afonso, constituição de um Centro de Recursos Educativos, elaboração de uma maleta pedagógica – “Jogar para conhecer a vida e a música do ZECA”  vocacionada para o público mais jovem, debates e tertúlias sobre os seus trabalhos poéticos e musicais, recolocação no mercado português do CD ““Galiza a José Afonso”, etc.

Dia 18 de Janeiro (4ª feira), 11h, na sede do Núcleo de Lisboa da AJA situada na Rua de S. Bento nº 170, Lisboa, apresentamos a programação em detalhe.

Associação José Afonso

Associação José Afonso

 

 

The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.