Abriu esta quarta-feira ao público o Centro Interpretativo da História do Bacalhau, no torreão nascente do Terreiro no Paço. Ao longo de várias salas é contada a história desse símbolo da gastronomia portuguesa

O espaço divide-se em duas áreas principais – O Mar, no piso 0, e À Mesa, no piso 1 – com vários núcleos expositivos ao longo dos quais se conta a história da pesca do bacalhau pelos marinheiros portugueses no Atlântico Norte. E ainda a forma como esse peixe entrou na gastronomia, cultura e sociologia portuguesa.

O visitante tem oportunidade de “conhecer as rotinas dos pescadores a bordo, descobrir como nasceu o mito do ‘fiel amigo’ à mesa ou perspetivar o futuro do bacalhau, o seu consumo, a pesca sustentável e novas formas de o cozinhar”, lê-se em comunicado. E também experienciar a solidão dos marinheiros a bordo dos dóris (pequenas embarcações usadas na pesca do bacalhau), através de uma das várias experiências interativas e imersivas do centro interpretativo.

À entrada do edifício está localizada a bilheteira e vários espaços para venda de artigos alusivos ao bacalhau, e ainda uma zona de corte e venda de bacalhau, zona de estar com livraria e zona de degustação de petiscos.

O centro interpretativo, fundado pela Associação Turismo de Lisboa (ATL) e pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), em colaboração com as câmaras municipais de Aveiro e de Ílhavo, integra também o Terra Nova (antigo Populi) um restaurante temático onde o bacalhau é o protagonista, claro.

  • Com agências e redacção
The following two tabs change content below.
Avatar
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.