Fundação Dom Luís , Cascais
Na obra de Catarina Lucas somos levados a encontrar o testemunho de um espaço esotérico, de criação, do qual a artista parte para a representação íntima da fragilidade do Ser e da condição humana. É através da sua pintura que Catarina Lucas comunica com o exterior, fazendo uso de um discurso pictórico expresso, de traços e movimentos enunciados, levando o observador a acompanhar o seu gesto, ação e emoção através dos trajetos revelados.
O ato de construção e desconstrução contínua marca a criação de Lucas, numa linguagem que se aproxima aos suportes percetuais do expressionismo abstrato, não obstante a sua liberdade prática e concetual. Mais do que corresponder à demanda do concreto, estas obras situam-se no domínio da experimentação, motivada por uma conduta de libertação, emoção, instinto, estimulação.
Essas imagens realizadas muitas vezes não sei de onde vêm.
Estão dentro de mim.
A superfície da tela é um lugar atravessado por tantas vivências passadas. A pintura acaba por ser um meio de tradução daquilo que trago; as minhas experiências, o meu meio, o meu passado, o meu presente.
- Catarina Lucas, 2021
Latest posts by Paulino Fernandes (see all)
- Parabéns à SIC - 2024/10/06
- O 25 de Abril nasceu na Guiné-Bissau - 2024/05/04
- O candidato de Ventura das “festas do croquete” - 2024/03/26