
Russos retiram-se de Kharkiv e deixam região às escuras após ataque à maior central elétrica. Kiev pede para os fornecimentos de armas não pararem para se chegar à vitória e à paz.
. Saída desordenada revela fragilidades
. Opinião pública russa critica falhanço militar
Derrotadas, as tropas russas abandonaram a região de Kharkiv, no entanto, segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, deixaram uma última marca da ocupação, ao atacarem as infraestruturas, tendo deixado o nordeste do país e parte de Donetsk num apagão. Ainda assim, o momento é de otimismo e, em Kiev, acredita-se que o momento de viragem seja definitivo.
Na tarde de domingo, o comando militar da região contava mais de 40 povoações libertadas, enquanto nas redes sociais se dava conta de mais ainda, como por exemplo a norte da cidade de Kharkiv, Kudiivka, na fronteira com a Rússia. “A libertação dos povoamentos nos distritos de Kupiansk e Izium da região de Kharkiv está em curso”, disseram os militares ucranianos.
Estas duas cidades são os principais centros de abastecimento e logística de que a Rússia dependia por via férrea para reabastecer as posições na linha da frente no leste.
Latest posts by Paulino Fernandes (see all)
- D. Américo Aguiar é o novo Bispo de Setúbal - 2023/09/22
- Carlos Sainz (Ferrari) vence em Singapura - 2023/09/17
- Vila Velha de Ródão recebe GP Final do Mundial de Motonáutica – Fórmula 2 - 2023/09/15