FALTA DE COMPROMISSO POLÍTICO PRODUZ MIGRANTES VÍTIMAS
O Papa Francisco… criticou a falta de compromisso com as pessoas. “Estamos a tornar-nos mestres da complexidade, que falam muito, mas fazem menos”. Muitos dizem sim a tudo, mas no final resulta daí um não, por exemplo, quando se trata de acolher migrantes…
As grandes potências e oligarcas, com as suas tecnologias e produtos concorrentes, aniquila, muitas vezes, as indústrias e comércios indígenas; em vez de criar riqueza para proveito das populações locais, força as pessoas a emigrar.
Temos bom exemplo disso também em Portugal. As grandes nações europeias para darem escoamento aos seus produtos industriais e tecnológicos abriram os mercados aos produtos da China…
A sorte de Portugal é que encontra uma certa solidariedade da União Europeia que em compensação e para impedir o possível desenvolver-se de uma revolução popular (e a desintegração dos países da zona euro), se adiantou com a política dos “fundos perdidos” e a juros baixíssimos para os empréstimos estatais; doutro modo os Estados da periferia cairiam na falência imediata.
Países africanos encontram-se expostos à concorrência feroz que impede os mercados nativos de se afirmarem por si mesmos…
Quem ganha com a exploração sistémica somos todos nós, os que temos um nível social elevado, mas os que mais ganham com isto são as grandes multinacionais localizadas nas grandes potências, e as elites dos diversos países que não se veem motivadas a mitigar o sistema no sentido de maior justiça social e de prática democrática na relação entre povos e na distribuição de meios de produção e bens entre eles. Apesar das remessas dos emigrantes para o desenvolvimento de Portugal, é uma tragédia o facto de o povo português investir tanto na formação de académicos e muitos destes se virem obrigados a terem de emigrar para poderem melhorar o seu nível de vida!…
Deste modo a nossa camada social média vai fazer com que a camada baixa de países importadores desses emigrantes se torne menos baixa!
Nós podemos e temos o dever de importar imigrantes não só para equilibrarmos a nossa balança etária, mas também porque muito dos bens que temos se devem à exploração…
. António da Cunha Duarte Justo, Colunista, Correspondente na Alemanha
Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7933
Latest posts by Paulino Fernandes (see all)
- Parabéns à SIC - 2024/10/06
- O 25 de Abril nasceu na Guiné-Bissau - 2024/05/04
- O candidato de Ventura das “festas do croquete” - 2024/03/26