Núcleo do Centro da LPCC doa equipamentos ao Hospital Pediátrico de Coimbra
A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) entregou, esta segunda-feira (25), numa cerimónia simbólica, materiais e equipamentos destinados ao serviço de Pediatria Médica do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), num investimento global de 11.200 euros.
Esta ação, que teve lugar no Hospital Pediátrico, marca a continuidade da colaboração entre as duas instituições e decorre no âmbito do projeto de cuidados a doentes oncológicos e seus familiares em contexto hospitalar, que prevê a atribuição de equipamentos e materiais no contexto da humanização dos serviços de oncologia, após identificação de necessidades das unidades hospitalares da região Centro.

A LPCC.NRC e a efetividade da missão a que se propõe, advém, por um lado, da fulcral ação do seu voluntariado – que intervém quer na comunidade, quer na humanização da assistência ao doente oncológico – e, por outro, das contribuições recebidas através de donativos, possibilitando, assim, a aquisição destes materiais de apoio ao doente, além das iniciativas de promoção da saúde e prevenção da doença.

Na sessão, o presidente da Direção Regional do Centro da LPCC, Professor Doutor Vítor Rodrigues, frisou que “esta oferta é feita da sociedade para a sociedade, a LPCC.NRC é apenas o intermediário”, enaltecendo que os materiais doados “irão proporcionar mais conforto e qualidade de vida às crianças, pais e familiares”.

Também a Professora Doutora Guiomar de Oliveira, diretora do Departamento de Pediatria do CHUC, sublinhou a importância desta ação “possível graças à solidariedade das pessoas que ajudam a LPCC.NRC”, particularmente por se tratar de “material útil para o apoio domiciliário que é prestado a muitas crianças”, aproveitando para louvar o trabalho das duas instituições.

Os materiais entregues representam um investimento global de 11.200 euros, valor proveniente de recursos próprios e que é o resultado das atividades de angariação de fundos desenvolvidas pela LPCC.NRC, nomeadamente o Peditório Nacional e a Consignação de IRS – principais fontes de angariação de fundos desta instituição e o garante da sustentabilidade financeira das ações que promove – e de donativos pontuais. Foram, assim, oferecidos os seguintes materiais e equipamentos: uma cama tripartida articulada, hidráulica com comandos e colchão anti escaras; uma cama tripartida articulada, hidráulica com comandos e colchão anti-escaras (Pediátrica); uma maca Hidráulica de banho; dois colchões de pressão alterna; duas cadeiras de rodas neurológica com apoio de pés, braços e encosto ajustável; uma cadeira/maca de banho com apoio de cabeça reclinável (juvenil); três bacias insufláveis para lavagem de cabeça; quatro suportes para bomba infusora com rodas; uma balança de bebé; uma mala grande com rodas para emergências.

Na sessão simbólica de entrega, além de Vítor Rodrigues e Guiomar de Oliveira, estiveram presentes outros membros da Direção do Departamento de Pediatria e, também, elementos da Unidade de Cuidados Paliativos Pediátricos e da equipa domiciliária de suporte aos Cuidados Paliativos Pediátricos. 

Nádia Moura
Comunicação e Angariação de Fundos

Rua Dr António José de Almeida, nº 329 – 2º sala 56
3000-045 Coimbra (Portugal)
[tlm]: 910 001 197 – [tlf]: 808 910 132 [custo de uma chamada local]

The following two tabs change content below.
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.