Trago à estampa uma mensagem recente de um grande camarada de armas, o Jaime Froufe de Andrade com quem espero encontrar-me em breve.

Além de valoroso militar, também jornalista e escritor, empenhado em divulgar e dar a conhecer com o detalhe só possível a quem participou activamente no teatro de guerra que todos hoje lamentamos.

Jaime Froufe de Andrade, oficial de Operações Especiais era e é também um humanista convicto e, gostava muito de encontrar um adversário da altura (foto abaixo).

Jaime e o Homem que procura activamente

Jaime e o Homem que procura activamente

Associamo-nos assim, activamente nessa procura que, sei, daria ao Jaime uma enorme alegria.

PF

………………………………………………………

Caro camarada Combatente Paulino Balão Fernandes!

Venho com muito gosto convidar-te a visionar uma história de guerra por mim vivida há mais de 40 anos, em Tete, Moçambique, e que ainda está à espera de conhecer um epílogo: procuro um ex-guerrilheiro da Frelimo para lhe dar um abraço e devolver-lhe algo que lhe pertence.

Se gostares conforme espero, nesse caso peço-te por favor que divulgues este episódio. Há um conjunto de razões com raízes fundas em mim que me levam a fazer-te este pedido.

Uma dessas razões facilmente a descortinarás através do visionamento do vídeo publicado no Youtube e de que aqui te deixo o respectivo link:

http://www.youtube.com/watch?v=KrR0G262dqU

Entretanto, permite-me ainda chamar-te a atenção para um detalhe relevante da história.

Trata-se de uma imagem do referido guerrilheiro (natural de
Cuamba, ex-Nova Freixo, Niassa) que segue em anexo.

Eu não costumava levar máquina fotográfica para as operações, mas dessa vez aconteceu.
Ainda bem, digo-o agora.

A imagem (para mim) é dolorosa por destapar um dramatismo não ficcionado.

Se a tivesse de legendar, escreveria:

Ecce homo – Eis o homem a quem devo um rádio e um abraço.

Esta história teve tratamento jornalístico em duas peças de televisão.

Há ainda disponível na net uma reportagem feita pela BBC Radio London. Deixo-te também esse link, admitindo que pretendas também consultar esse trabalho jornalístico.

http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/cluster/2011/03/110301_bbcparaafricahistorytl.shtml

Jaime Froufe Andrade

………………………………………………..

The following two tabs change content below.
O BLOG Povo de Portugal é originado pelo título original de "Jornal Povo de Portugal". Nasceu em 19 de Novembro de 2007. Data em que nasceu o Jornal Povo de Portugal, editado durante vários anos em papel, foi percursor dos Jornais de Oleiros e de Vila de Rei. Percorreu a Europa, ligou os Portugueses espalhados pelo mundo com inegável sucesso. Vicissitudes várias, determinaram a suspensão que agora acaba, retomando as edições em online numa primeira fase como BLOG. Os insistentes incentivos de tantos Amigos espalhados pelo mundo, determinam a indispensabilidade de admitir esta medida que aqui anuncio com prazer e ambição. Voltaremos em breve a estar reunidos na defesa dos mesmos valores, dos mesmos objectivos, agora sob a designação de BLOG.